sábado, 26 de setembro de 2009

Dia de reflexão


Hoje é dia de reflexão eleitoral. Embora eu não tenho muito o que reflectir e saiba perfeitamente o que fazer amanhã no meu boletim de voto, deu-me para falar sobre o assunto.
Encanta-me a política! Como jornalista é essa a área onde me sinto mais à vontade, onde produzo os melhores trabalhos, onde me sei "mexer". Gosto da política enquanto ciência, enquanto objecto de estudo, enquanto motivo de conversa. Mas começa a enojar-me a política dos carreiristas, dos demagogos, dos tachistas...
Tenho amigos na política que adoro, que amo de paixão!!!! Pessoas que de alguma forma passaram da plataforma de entrevistados para a de conhecidos e que a subiram até chegar à de amigos. Não serão muitos, talvez uma meia dúzia, uma dúzia talvez. Dos mais variados partidos, com opções políticas diferentes da minha, mas pessoas com quem me identifico pela forma de estar na vida política, pela forma de estar na causa pública. Obviamente que também terão defeitos, mas as suas virtudes ultrapassam largamente os erros que possam cometer em nome dos partidos a que pertencem. É certo que não voto sempre nos meus amigos, às vezes não posso, outras vezes não quero, outras vezes porque se candidatam às mesmas coisas em listas diferentes... E é esta a magia da amizade!!! E a magia da política também, e acima de tudo a magia da democracia que, em falta de melhor sistema e mesmo cheio de imperfeições, é ainda assim, provavelmente, o mais perfeito.
Neste dia que é de reflexão eleitoral, lembro os amigos que me chegaram através da política e dos partidos. Homens e mulheres (mais homens que mulheres) cuja habilidade, talento, honestidade e capacidade de trabalho me fizeram acreditar que é possível estar na causa pública sem ser em causa própria. Por isso, beijo o Luís, o Augusto, o Carlos, o Nuno, a Ana, o Rui e outros tantos... Por serem meus amigos e por saberem estar na política como estão na vida: de peito aberto, de braços abertos e de alma lavada.

1 comentário: